Gestão on-line Segurança
Skip Navigation Links
Como Aderir
Serviços
Segurança
Questões
Condições
Login

 

 

Sabemos que a questão da segurança é para si um dos elementos mais importantes de qualquer serviço relacionado com cartões - e o serviço on-line através da Internet não é uma excepção. Como muito bem diz o ditado, não é "depois da casa arrombada, que se põem trancas na porta"...

Nesta página pretendemos esclarecer as dúvidas que tenha sobre a segurança deste serviço.

Não é nossa intenção explicar tecnicamente como os diversos níveis de segurança são conseguidos, mas sim dá-los a conhecer de uma maneira simples e rápida.

Vamos então revelar o que fizemos para que o serviço de gestão on-line dos cartões empresa proporcione aos seus Utilizadores uma viagem segura.

A nossa solução de segurança inclui a utilização de códigos de acesso, que só são conhecidos por cada Utilizador e pelo sistema informático, bem como o que há, neste momento, de mais robusto em termos de tecnologia de cifra na Internet: o protocolo HTTPS e SSL a 128 bits e que garante a encriptação da informação que circula entre o browser do seu computador e o servidor da Unicre. Para além disso, o nosso site está protegido com três níveis de FireWalls, para além de sistemas de detecção de intrusão (IDS - Intrusion Detection System).

Detalhando um pouco mais cada um dos conceitos atrás enunciados:

O que são os códigos de acesso do serviço?

São conjuntos de caracteres alfanuméricos que lhe fornecemos para que possa utilizar este serviço com toda a tranquilidade.

Quando se inscreve neste serviço, é-lhe fornecido um código de acesso que, juntamente com o username (conjunto de caracteres alfanuméricos), lhe permite aceder ao mesmo.

Este código é-lhe disponibilizado numa página segura, cujo acesso é apenas possível através do link que lhe enviamos através de e-mail. Com este código de acesso e o seu username poderá realizar as consultas/operações que lhes estão disponíveis.

Logo após o 1º acesso ("login"), é-lhe pedido que altere esse código por um outro que é apenas do seu conhecimento. Isto prende-se não só com o facto de a segurança ser assim reforçada, mas também com uma maior facilidade para si (todos sabemos que a quantidade de códigos, PINs e outros números que hoje em dia temos de decorar já é suficientemente grande...).

Se, por qualquer motivo, perder ou se esquecer dos seus códigos de acesso, nem mesmo o operador lhe poderá dizer quais são. Para sua segurança, teremos de lhe emitir novos códigos (mas o processo não é demorado, nem complicado...).

Naturalmente que lhe recomendamos vivamente que não divulgue nem transmita nunca os seus códigos de acesso.

O que é o SSL 128 bits?

É um protocolo baseado em certificados digitais, que assegura a autenticação, a integridade dos dados e a privacidade das comunicações na Internet. "Autenticação" porque permite garantir uma correcta identificação tanto da máquina do Cliente como dos servidores; "Integridade dos Dados" porque assegura que os dados enviados por um dos lados não são alterados durante a transmissão; "Privacidade" porque, devido à encriptação efectuada, estabelece sessões em que as duas partes envolvidas sabem que os dados transmitidos, mesmo na eventualidade de serem visualizados, capturados ou armazenados por terceiros, não são por estes entendíveis.

A chave denomina-se "128 bits" porque é efectivamente uma chave, com o tamanho de 128 bits, que é adicionada à transacção, garantindo assim que apenas duas pessoas possam saber o que estamos a ver, o Cliente e a Instituição. (Uma curiosidade: de acordo com alguns laboratórios americanos, utilizando a tecnologia actualmente disponível, para "quebrar" uma chave de 128 bits seriam necessários cerca de um trilião de anos; a segurança da chave de 128 bits é 3 x 1026 vezes maior que a de 40 bits).

O que é a encriptação?

É um processo de transformação da informação enviada (cifra), garantindo que não pode ser lida nem decifrada por terceiros, dado que não dispõem das chaves de encriptação. É um processo em tudo semelhante ao utilizado pelos serviços secretos para transmitir mensagens de forma a que, mesmo que interceptadas, não possam ser entendidas por terceiros.

Como é que sabemos que estamos numa sessão SSL 128 bits?

No momento em que visualizamos no ecrã este símbolo, estamos perante uma "sessão segura", ou seja, os dados transmitidos estão a ser encriptados. Para saber o nível de segurança (tipicamente 40 bits ou 128 bits), basta "clicar" no mesmo; pode ainda ter acesso a informação adicional (como por exemplo, a confirmação da entidade com a qual se está em "comunicação"). Para além disso, o endereço do site em vez de começar por http:// começa por https://.

O que são FireWalls?

FireWalls são sistemas de segurança adicionais localizados no ambiente da instituição e que têm como objectivo impedir o acesso não autorizado de terceiros a sistemas sensíveis deste ambiente, como por exemplo o acesso a dados confidenciais.

Tenho de fazer alguma coisa?

Tem! Recomendamos que:

- Mantenha os seus códigos de acesso confidenciais;

- Altere-os sempre que achar necessário;

- Não abandone o seu computador ligado, sobretudo se outras pessoas puderem aceder ao mesmo na sua ausência;

- Contacte-nos em caso de anomalias.

REQUISITOS PARA O ACESSO AO SERVIÇO

Ligação à Internet

Via modem ou rede

Linha telefónica normal/rdis

Browsers Microsoft Internet Explorer 4.x (ou superior)

Sistemas Operativos

· ® Microsoft Windows 95/98

· ® Microsoft Windows NT/2000

Outros

Font Size 100%